Como aprimorar Marketing na sua empresa usando a Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial está cada vez mais propagado na atualidade. Desde eletrodoméstico até o marketing digital, a IA tem aplicações muito interessantes.

Parece assunto de filme de ficção científica pra você? Pois saiba que a IA já está bem mais comum do que você imagina!

Os serviços de streaming (como Netflix e Spotify) ou os assistentes virtuais (Alexa) usam IA para proporcionar experiências mais personalizadas, seja recomendando filmes e músicas ou fazendo nossas vontades em tempo recorde.

Tudo isso também tem lugar no marketing digital!

Venha conosco entender melhor o que é a Inteligência Artificial, como ela se aplica ao marketing, quais os pontos positivos disso e muito mais!

Entenda a Inteligência Artificial

Hoje em dia a palavra é “velocidade”. Por isso, a manutenção de aparelho de pressão, assim como de quaisquer outros segmentos, têm de compreender a base de consumidores a partir de dados.

Mas o que são os dados? É tudo aquilo que pode ser registrado, armazenado e mensurado a respeito da jornada do cliente.

O tipo de pesquisa, as dúvidas mais frequentes, o tempo de navegação, o endereço geográfico… Tudo isso deve ser levado em conta no momento do atendimento virtual.

Como consequência do desenvolvimento das tecnologias, agora não é obrigatório um atendente humano para dar conta de tudo isso.

É aí que a IA entra: ela é mais do que capaz de dar prosseguimento a atendimentos com base em análise preditiva, por exemplo.

Vamos te explicar os principais usos dela no marketing digital na solda tig inox, veja!

Recomendações automáticas

Você provavelmente já percebeu que, enquanto navega pela Netflix ou pelo Spotify, o próprio app disponibiliza listas de materiais para você.

Essas abas não são feitas manualmente: é tudo elaborado com inteligência artificial conforme o estudo das suas preferências e comportamentos dentro do app.

O “segredo” está nos dados. Os filmes, séries e canções que você consome ficam registrados na plataforma.

A partir delas, algoritmos determinam quais serão os conteúdos mais pertinentes para aquele ou aquela usuária. Demais, não é?

Qualificação de leads

A IA também tem um papel central no setor comercial do fechamento de sacada com vidro. Hoje em dia não é preciso coletar todos os dados de um lead manualmente.

A tecnologia faz isso para você e apresenta em relatórios já organizados. Assim, basta ao vendedor analisar as estatísticas.

Ou seja, ele consegue identificar quem tem mais chances de fechar uma venda em pouco tempo.

Isso agiliza muito a qualificação de leads – e você bem sabe que tempo é dinheiro, então, nada melhor do que otimizar a qualificação desses perfis!

Segmentação de anúncios

Outro exemplo prático: você, leitor, já se perguntou sobre como os anúncios do Google sabem exatamente o tipo de produto que você pesquisou?

Isso não é mágica nem coincidência: é a inteligência artificial em ação.

Durante o desenvolvimento de campanhas de anúncios, a loja de balança médica digital insere várias características do tipo de persona que deseja alcançar:

  • Localização;
  • Pesquisas anteriores;
  • Renda média;
  • E-mail.

Junto a isso também entram as próprias atitudes do usuário na web – ou seja, os sites mais visitados, o tipo de palavras-chaves, entre outras.

Tudo isso serve de combustível para a segmentação de anúncios automática. É por isso que o Google sempre “sabe” quais ofertas fazem mais sentido para você!

Atendimento automático

É claro que o atendimento também entra no escopo da IA dentro do marketing digital. Aliás, arriscamos a dizer que é a aplicação mais importante!

Vamos pensar: o que mais determina a decisão de compra dos leads? Seja dentro ou fora da internet, a qualidade do atendimento sem dúvidas é um forte candidato!

Se o time de atendimento da empresa não corresponde às expectativas do cliente ao prestar soluções, o usuário vai pensar duas vezes antes de fechar negócio.

Com a inteligência artificial esses problemas acabaram. Os famosos bots possuem a capacidade de responder com rapidez e qualidade a qualquer pergunta sobre Limpeza química prevista pelos profissionais.

Isso, é claro, não substitui um atendente humano por completo: serve mais para agilizar a prospecção de clientes e filtrar os primeiros contatos. O que por si só já é um grande avanço.

Preço do produto

Todo mundo conhece a máxima da economia: a oferta aumenta, os preços diminuem. A demanda cresce, os preços sobem. Agora imagine combinar a lei da oferta e demanda com inteligência artificial.

Quando as vendas de um produto começam a estagnar, o sistema naturalmente abaixa o preço. Da mesma forma, se as vendas aumentarem por algum motivo, o preço também poderá aumentar ou outras estratégias podem ser acionadas, conforme pré-estabelecido.

Muitos sistemas já utilizam inteligência artificial para precificação, como passagens aéreas, reservas de hotéis, vendas de livros e outros produtos com flutuações muito grandes de oferta e demanda.

Reconhecimento de imagem

Assim como a inteligência artificial torna as pesquisas de texto e voz mais precisas, ela também torna as pesquisas de imagem mais eficazes.

Isso traz aplicações muito interessantes para empresas de locação de equipamentos estéticos, principalmente para vendas online.

Esse uso de inteligência artificial no marketing pode ajudar os sites de comércio eletrônico a divulgar produtos da mesma categoria, além de compras anteriores e perfil do usuário.

Eles podem ser produtos de categorias completamente diferentes, mas apelam visualmente para o mesmo público ou parecem semelhantes.

Os benefícios da Inteligência Artificial no marketing

Não se trata de decidir se adequar ou não. Esse processo é uma realidade que já está provocando mudanças profundas na forma como as pessoas e as empresas vendem, compram e interagem.

Venha entender de uma vez por todas porque a IA tem que fazer parte da empresa de instalações elétricas.

Reduz custos

Já imaginou processar manualmente a enorme quantidade de dados de marketing gerados todos os dias? O investimento seria muito grande, o que inviabilizaria toda a estratégia.

Além de tudo o que já listamos, a inteligência artificial ajuda a reduzir custos nesse departamento.

Ela examina dados e faz previsões, melhorando o direcionamento das campanhas de marketing digital.

Além disso, auxilia o empreendedor em outras estratégias, otimizando os processos da organização. Esses fatores afetam diretamente o crescimento das empresas.

Melhora o relacionamento com o cliente

A modernização dos processos de atendimento ao cliente já chegou e está avançando muito. A interação com as máquinas é geralmente mais amigável.

Soma-se a isso o monitoramento automático da comunicação em tempo real nas redes sociais ou em qualquer ponto de contato. O que nos permite responder rapidamente às necessidades dos clientes.

A inteligência artificial gerencia os requisitos mais simples e comuns, enquanto o contato humano gerencia os serviços mais complexos e de maior valor agregado, sendo complementares.

Aumenta as conversões

Claro que entregar conteúdo e ofertas na hora certa ajuda a aumentar a conversão.

Os sistemas baseados em machine learning aprendem a tornar a mensagem mais dinâmica, como o lead entra em contato ou se comunica e outras informações que podem ser usadas para melhorar a comunicação.

É por isso que a inteligência artificial é valiosa para aumentar as conversões e a retenção de clientes da projetos de instalações elétricas prediais. Em geral, é útil para a gestão da liderança e indica o melhor caminho em qualquer situação.

Redução de erros

Tanto erros humanos quanto de procedimento, quando a IA é usada e segue um comando programado específico para operar em diferentes condições, é garantido que ela funcione de maneira ideal.

Assim, garante-se maior segurança aos dados da empresa com mecanismos de proteção programados para cada situação de aplicação.

Otimizando a produtividade, utilizando a tecnologia para tarefas manuais e repetitivas, é possível devolver um tempo valioso ao dia a dia dos colaboradores da empresa. Dessa forma, a equipe pode se dedicar a atividades mais estratégicas e significativas.

Inteligência Artificial no marketing digital

Quase todos os segmentos de negócios irão implementar inteligência artificial em suas estratégias de marketing digital em algum momento.

Isso ocorre porque ela é flexível e pode ser alterada facilmente de acordo com as necessidades da empresa.

Pode acontecer no desenvolvimento estratégico, relações com o consumidor e outras atividades de melhoria de desempenho de e-commerces e marcas de varejo e atacado.

Portanto, é importante entender como funciona, como é usada e como pode ser útil em um futuro próximo.

Dessa forma, as organizações podem aplicar essa tecnologia em seus processos, aumentando seus lucros e trazendo mais benefícios aos consumidores.

A IA está presente no nosso dia a dia há algum tempo e tende a se popularizar e capilarizar ainda mais.

A experiência do cliente depende muito disso: afinal, como apontamos ao longo deste texto, a rapidez e a qualidade do atendimento fornecido contam muito!Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *