Estratégias de marketing para a venda de aplicativos

Por conta do desenvolvimento tecnológico, muitas empresas estão apostando no lançamento de aplicativos

Esses elementos são desenvolvidos com o objetivo de facilitar o dia a dia do cliente e trazer soluções diversas propostas pela marca, com um acesso mais fácil, aproximando mais o negócio do potencial cliente.

No entanto, para garantir o download e uso dos aplicativos, é necessário implementar uma divulgação e comunicação eficaz, pois é necessário promover o reconhecimento e a confiança do público. 

Diante disso, é essencial pensar no desenvolvimento do produto, mas também no marketing do aplicativo, levando em conta ações de promoção da sua marca. 

Por isso, se você quer que seu aplicativo seja um sucesso, atraia os usuários e tenha destaque, é essencial pensar nele como um produto a ser comercializado. Por isso, traremos algumas dicas de marketing para a divulgação e o uso do seu aplicativo. 

Antes do lançamento 

O pré-lançamento é uma das partes essenciais quando falamos no sucesso do seu app. 

Nessa fase inicial, é fundamental que sua empresa desenvolva algumas estratégias voltadas para a visibilidade do negócio, assim como para promover o reconhecimento da ferramenta disponibilizada. 

Por isso, existe um passo a passo que deve ser seguido. 

Como promover uma ação de pré-lançamento

O primeiro passo para a devida divulgação é estabelecer e comunicar a data para lançar o aplicativo. Para isso, o planejamento é essencial. 

Um lançamento bem planejado garante o bom sucesso da divulgação do app e possibilita mais foco da equipe e dos usuários em relação a data e materiais divulgados. Além disso, a ação previne imprevistos.

Antes de escolher a data, verifique se não existem outros eventos próximos que possam atrair a atenção dos potenciais clientes.

Outro ponto importante é realizar uma pesquisa de mercado para fazer um mapeamento sobre o público-alvo que terá acesso ao seu aplicativo, identificando seus interesses e a melhor forma de se comunicar com os usuários, tornando as campanhas mais efetivas.

Diante disso, é essencial que o seu público tenha suas dores e necessidades conhecidas e atendidas. 

Afinal, o app só será um sucesso se servir como uma solução para os problemas desses usuários. Inclusive, essa necessidade já deve ser conhecida no desenvolvimento da ferramenta.

Após esse processo bem detalhado, é possível criar uma persona para o aplicativo. A persona é um cliente ideal, ou seja, uma pessoa que tem características que representam o público da sua marca.

Outro ponto essencial é ter material para as assessorias de imprensa. Isso porque é fundamental contar com o apoio dos jornalistas e críticos para a divulgação do seu app, contribuindo para a divulgação da ferramenta.

Diante disso, é possível elaborar comunicados de divulgação, que são conhecidos como releases, assim como enviar um press-kit, que é um tipo de material que apresenta um produto. 

Esse press-kit pode contar com itens diversos, que sejam relacionados ao negócio, como boné, caneta ou agenda personalizada. Além disso, é necessário ter um material que explique sobre o que é o aplicativo e seus objetivos. 

Além dessas ações, não se esqueça de usar os próprios canais de divulgação, como blogs e redes sociais.

Em resumo, essas ações são:

  • Realizar o planejamento para o lançamento;
  • Fazer um estudo sobre o público-alvo;
  • Criar uma persona;
  • Realizar a divulgação com assessorias de imprensa;
  • Utilizar seus canais de divulgação para promover o lançamento. 

Durante o lançamento e o pós 

Com esse caminho bem definido, chegou o momento de investir em ações de marketing digital para divulgar o lançamento do app, além de pensar em seu período posterior – que é do uso e nutrição dos clientes que estão usando a ferramenta.

Algumas dessas ações são:

  • Realizar live com influenciadores; 
  • Divulgar o conteúdo nas redes sociais;
  • Promover o contato com clientes;
  • Enviar email marketing.

Confira em detalhes as estratégias mencionadas nos parágrafos a seguir. 

A realização de uma live com influenciadores pode ser importante para agregar mais público na divulgação do aplicativo e para trazer informações mais interessantes e profundas, além de convergir o público.

Outro ponto importante é utilizar as redes sociais como uma ferramenta de divulgação. 

Nesse caso, é possível investir também em links patrocinados, como é o caso do Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin, pois esses links permitem um compartilhamento mais rápido da informação, assim como favorece que mais pessoas sejam atingidas pela mensagem.

É importante utilizar também o whatsapp como uma ferramenta de comunicação e divulgação da marca, por isso, vale a pena promover o contato com os clientes e divulgar sobre as novidades.

Por fim, o email marketing também é uma ferramenta que pode ser utilizada até mesmo após o lançamento, como uma forma de continuar nutrindo os clientes sobre as funcionalidades, melhorias e o uso da ferramenta. 

Ou seja, no período posterior ao lançamento, não se esqueça de manter a divulgação para os clientes, trazendo orientações sobre como utilizar, explicações acerca das funcionalidades, dentre outros aspectos. 

fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *