Você sabia? – O primeiro robô humanoide da história foi criado em 1938

Beatriz Gonçalves em 3 de junho de 2020

Desde as primeiras criações de robôs inteligentes, o ser humano sempre quis criar algo que fosse semelhante a ele. Talvez isso explique porque alguns dos robôs mais avançados que conhecemos atualmente, sejam robôs humanoides.

No entanto, quando exatamente começaram esses estudos? Qual teria sido o primeiro robô humanoide criado por nós? Aquele que iria servir de inspiração para a vinda de vários futuros robôs parecidos com humanos?

Elektro, como ficou conhecido, foi o primeiro robô humanoide. Criado no ano de 1938, a máquina possuía 2 metros de altura e pesava cerca de 120 kg. Dentre suas capacidades técnicas, podia andar, falar, explodir balões, contar com seus dedos e, até mesmo, fumar cigarros.

O robô foi construído pela empresa Westinghouse Electric Corporation em Mansfield, Ohio, EUA. E foi apresentado ao mundo, durante a Feira Mundial de Nova York em 1939.

Um fato bastante curioso é que a empresa criadora de Elektro não tinha nenhuma especialidade na construção de robôs mas sim era uma fábrica de geladeiras e máquinas de lavar roupas.

A máquina contava ainda com um vocabulário de 700 palavras, transmitidas por meio de um toca-discos instalado em seu corpo. Além disso, sua estrutura era toda feita de aço e alumínio e possuía motores elétricos para realização de seus movimentos. Em sua época de ouro, Elektro era um sucesso nacional. Participava desde variados shows, chegando até mesmo a fazer comerciais para a TV.

Para que ele entendesse as palavras ditas a ele, a pessoa tinha que usar um telefone que ao captar a voz, transformava as palavras ditas em impulsos elétricos, que resultavam em espécies de brilhos a serem interpretados pelo robô.

Fonte: https://neoradar.uai.com.br/primeiro-robo-humanoide/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *