fbpx

Aplicativos para celulares: relações diferenciadas entre pessoas e marcas

What they say
Subscribe Newsletter

Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet sites ulla vitae elit libero 

Os apps podem ser soluções viáveis para as empresas construírem presença de marca e engajamento no ambiente online.

Por: K2. – Assessoria e Comunicação Digital[email protected]

Quando você acessa seu celular, o que vê em sua tela? 

Se você utiliza um smartphone, com certeza tem algum aplicativo instalado – nem que seja aquele que já estava no celular antes mesmo de você o comprar. 🙂

Mas você já parou para pensar sobre como funciona um aplicativo e por que sua presença é tão relevante no contexto tecnológico?

Os aplicativos – também conhecidos como apps – são softwares que estão presentes, principalmente, em aparelhos celulares dos sistemas operacionais Android e iOS (iPhone), mas que também se integram a outros dispositivos, como smart TVs, tablets e computadores. 

Os apps utilizados nesses aparelhos – que podem ser gratuitos ou pagos – apresentam as mais variadas funções: trocar mensagens, efetuar telefonemas e chamadas de vídeo, encomendar produtos, solicitar transporte de carro ou uma refeição, entre inúmeras outras.

Todas essas funções podem ser feitas direto de um smartphone. 🦾

Os aplicativos podem vir instalados desde a fábrica (também chamados de nativos) ou ser acessados via download na Apple Store (iOS) ou na Play Store (Android).

👉 Cada aplicativo possui uma função específica. Por exemplo: um app para edição de fotos terá recursos que possibilitam transformar uma imagem de inúmeras maneiras. Já um aplicativo de delivery de comida terá as ferramentas necessárias para garantir a escolha da refeição, a forma de pagamento e a entrega.

Nos últimos anos, os apps se tornaram indispensáveis na vida de quem utiliza dispositivos móveis, pois representam uma tecnologia que auxilia em vários aspectos da vida cotidiana. 

Não é à toa que os brasileiros são os que mais acessam aplicativos no mundo: segundo a pesquisa, nosso povo utiliza seus aparelhos para acessar apps por cerca de 5,4 horas/dia.

A importância dos aplicativos para os negócios

Já deu para entender que os apps facilitam a vida diária e que são elementos fundamentais na relação entre as pessoas e as tecnologias voltadas para usos cotidianos.

Mas de que formas os apps podem contribuir para empresas e negócios? 🤔

Durante a pandemia de Covid-19, muitos empreendimentos foram obrigados a criar outros meios de subsistência. Em diversos casos, os aplicativos para dispositivos móveis se apresentaram como soluções viáveis para a retomada – ou até a reorientação – dos negócios.

Por que apostar em desenvolvimento de aplicativos pode ser um bom investimento?

Há inúmeras razões. Uma delas é a implementação de softwares que auxiliem gestores a garantir a execução de processos mais eficientes em suas empresas.

Os apps também permitem que funcionários realizem funções fora do escritório e podem ajudar no aumento do alcance e da produtividade de um negócio.

Além disso, a implementação de aplicativos, de modo geral, sai mais em conta que a criação e a manutenção de websites, por exemplo. 

A importância dos aplicativos para a comunicação das marcas

De acordo com um artigo da Forbes, os apps podem servir como canais de marketing poderosos, já que disponibilizam para o seus usuários uma infinidade de informações sobre as empresas, como a busca de produtos, promoções, formas de pagamento e interações via mensagens, entre outras.

Um dos maiores benefícios de investir em um app é garantir aos usuários o fácil acesso a toda informação que a empresa gostaria de passar para seus consumidores. 

Isso permite uma relação mais próxima e mais ágil com o consumidor.

Os aplicativos também são eficientes para incrementar a presença da marca em ambientes digitais

No passado, as divulgações das empresas se davam, principalmente, através de programas de rádio, anúncios em canais de televisão e em outdoors espalhados pelas cidades.

Com o crescimento da internet e a popularização dos dispositivos móveis, o investimento em publicidade ficou muito diferente do que era antigamente. Nesse contexto, um app possibilita estilizar, selecionar funções e ferramentas, enfim, moldar a comunicação de uma marca da forma que preferir.

Contudo, o mais importante é garantir que o aplicativo possua os recursos necessários para o público alvo do negócio e que a marca seja reconhecida através dele.

👉 Não é apenas sobre vender mais, mas também sobre garantir a construção contínua da presença da marca.

Empresas não só desejam ‘estar no bolso’ do consumidor, como procuram freneticamente profissionais autônomos, freelancers ou fábricas de software para desenvolverem seus apps. Às vezes, apenas com o objetivo de fixarem suas marcas na mente do consumidor”, explicou o especialista em desenvolvimento de aplicativos móveis, Adriano Santos, em entrevista ao site Terra.

Os aplicativos são canais mais intimistas de informações. Por isso, é possível fornecer dados exclusivos para os clientes. 

Uma dica da empresa de tecnologia AlphaCode é a substituição do modelo de cartão de pontos para um ambiente virtual dentro do aplicativo, no qual os consumidores consigam acompanhar suas pontuações e recompensas.

Essa estratégia pode ser uma boa ação para fidelizar os clientes da marca, fazendo com que os acessos ao app sejam frequentes.

Um exemplo prático disso é o sucesso da plataforma e-commerce Shopee no Brasil. Em julho deste ano, seu app foi um dos mais baixados no país. A empresa está constantemente investindo em estratégias de cupons de descontos e de sistemas de pontos que podem se converter em valores para serem descontados na finalização da compra.

 Desenvolver um aplicativo é complicado?

Inicialmente, é importante ter um bom planejamento sobre qual problema será solucionado pelo aplicativo

É a mistura da criatividade com a apresentação da solução para uma necessidade específica que vai diferenciar o app na vasta biblioteca de programas disponíveis para serem baixados.

Nesse processo, é essencial ter um bom plano de negócios, pois nele estará a projeção de custos e o faturamento. 

Criar um aplicativo pode não ser o maior desafio tecnológico do mundo, mas, para ser realmente eficiente, requer planejamento e capacidade de execução técnica.

A usabilidade e o design do software são itens imprescindíveis para um bom aplicativo. São estes os elementos que definem quem continuará utilizando o programa ou não.

E não basta apenas criar o programa… a publicação do app na play store exige técnicas específicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para os Motores de Buscas), entre outros requisitos.

Por fim, mas não menos importante…

Uma equipe com bons profissionais no desenvolvimento do app é a chave do sucesso.

Entre os profissionais habilitados a exercerem esse trabalho estão designers, programadores, analistas de dados, arquitetos de software, analistas de testes e gerentes de projeto.

Se você quiser que um app decole, certifique-se de estar cercado por profissionais especialistas no assunto. 🎯

Fonte: https://www.diariopopular.com.br/tecnologia/aplicativos-para-celulares-relacoes-diferenciadas-entre-pessoas-e-marcas-163466/

Deixe um comentário

Fale Conosco
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue